Criado em 1º de janeiro de 2015.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Uma Gestão que Evita Desperdícios e Reduz Custos e Riscos de Sanções


A Gestão Ambiental Empresarial
é muito importante
para empresários,
funcionários,
fornecedores, 
consumidores,
colaboradores autônomos, etc.

Como o próprio nome indica, é uma gestão que visa evitar e solucionar problemas ambientais provenientes das ações da empresa. "Ações da empresa" são ações dos empresários, dos funcionários e de todos que, direta e/ou indiretamente, constituem a empresa. Os instrumentos de gestão ambiental empresarial servem para analisar a relação entre as atividades produtivas da empresa e as questões ambientais e identificar as articulações entre os interesses econômicos e os ambientais direcionadas ao desenvolvimento sustentável. Quando a gestão é bem planejada e corretamente aplicada, reduz custos diretos porque reduz o desperdício de matérias primas e de recursos escassos e dispendiosos (água, energia elétrica, telefonia, etc.). Também reduz ou até mesmo elimina possibilidades de sansões e indenizações por danos ao meio ambiente, à saúde dos funcionários e à saúde das pessoas que residem em locais próximos à empresa. 

A conquista da credibilidade

Quanto mais as pessoas se tornam bem informadas sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, mais a sociedade - isto é, a "opinião pública" - pressiona as empresas para que estas adotem medidas que visem o desenvolvimento de suas atividades de forma mais racional. Quando a empresa lança um produto no mercado ou presta serviços demonstrando preocupação com o meio ambiente, tanto a empresa como o produto ou o serviço se transformam em referências no meio empresarial. Os consumidores passam a selecionar os produtos e serviços que consomem porque percebem neles a responsabilidade social das empresas que os fornecem e das que o comercializam. 
Percebemos claramente como isto acontece quando há a informação de que o produto ou o serviço fornecido pela empresa - e/ou a própria empresa - recebeu um "ISO 9000", "ISO 14000", etc. Muitos consumidores nem sabem o que é um "ISO" (*), mas sabem que em algo a ver com garantia de qualidade e assim passam a confiar mais no produto e na empresa. 

(*) ISO é o acrônimo de "International Standardization Organization" ("Organização Internacional de Normatização" em inglês). A ISO é uma entidade internacional que atua em 170 países aprovando normas internacionais em todas as áreas técnicas.  

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