Criado em 1º de janeiro de 2015.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

As Diferenças Entre "Comunicar" e "Informar"

1 - Comunicação;
2 - Informação.
A comunicação só se concretiza
quando há uma troca de informações.
O informante 

precisa  selecionar
as informações mais importantes a serem dadas
e o ouvinte 
precisa saber filtrar
as informações mais importantes que recebe.


Um dos erros mais comuns que ocorrem em correspondências, cartas comerciais, avisos em murais ou em quadros de avisos é este: "Comunicamos aos senhores...", "Comunico a V.S.ª...". A forma correta é "Informamos..." ou "Informo...". Os textos afixados em quadros de avisos ou enviados por correio, e-mail, etc., não são formas de comunicação, são informações. É de suma importância que as diferenças entre essas duas coisas sejam bem conhecidas pelo departamento de recursos humanos.
A informação é um processo de transmissão de dados em ordem de maneira que a mensagem seja devidamente compreendida por quem a recebe. A comunicação se estabelece quando a pessoa que transmitiu a primeira informação recebe outra como resposta. Em outras palavras: a comunicação é uma troca de informações sobre um mesmo assunto entre duas ou várias pessoas, empresas, departamentos, empresas, etc. 
A comunicação ocorre quando duas ou mais pessoas conversam pessoalmente, por telefone, por "chats" na internet, desde que as pessoas envolvidas interajam entre si. Pode haver (ou não) entre elas algum tipo de aparato técnico que funcione como intermediador, mas quando isto ocorre o processo se chama "comunicação mediada. Os debates nas emissoras de televisão entre candidatos políticos são exemplos de comunicação mediada.
Dentro da comunicação, o valor de cada informação se destaca segundo as necessidades e o contexto prioritários. 
Uma informação pode ser altamente importante para uma ou algumas pessoas envolvidas na comunicação, mas não necessariamente para todas e para o momento. Vem daí a necessidade de certas restrições, de conhecimento profundo, de capacidade para controlar dados, etc., para se dar informações. Também é necessário saber filtrar as informações relevantes que se recebe. Sem capacidade para essas duas coisas, a comunicação falhará. 

Nenhum comentário: