Criado em 1º de janeiro de 2015.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A Provisão de Recursos Humanos

No Brasil,
uma das principais peças
para o planejamento
de recursos humanos
raramente é mencionada
em palestras e seminários.
Isto é um erro.



Em debates e entrevistas em programas de televisão, nas palestras e seminários para as quais tenho sido convidado, percebo que são poucos os especialistas, palestrantes ou conferencistas que, ao falarem sobre recursos humanos, mencionam algo sobre a provisão de recursos humanos. Também entre a audiência, poucas são as pessoas que ousam perguntar sobre este assunto que é uma das peças chaves para um planejamento adequado de RH.
A provisão de recursos humanos precisa ser sempre mencionada, bem explicada, amplamente debatida, pois envolve o recrutamento de pessoas capacitadas. o planejamento e a gestão de RH. O debate sobre essa provisão é, em sua essência, o debate sobre a relação dos funcionários com o ambiente organizacional e, ao mesmo tempo, orienta sobre algo crucial para todo funcionário: a diferença entre "mercado de trabalho" e "mercado de recursos humanos". O mercado de trabalho é referente à oferta e à procura por empregos (leia sobre isto assunto aqui: 
Mercado de Trabalho). O mercado de recursos humanos é uma área dentro do mercado de trabalho referente à seleção dos candidatos a emprego considerados mais aptos para os empregos disponíveis. Ambos são regulados pela lei da oferta e da procura.
O capital humano é a base da excelência empresarial. Portanto, é óbvio que a provisão de recursos humanos não pode ficar fora dos debates. Esses momentos são os melhores para deixar bem claro para todos os envolvidos - principalmente empresários, empregados e pessoas que necessitam de emprego - que a capacidade e a sobrevivência das empresas, dos órgãos públicos, etc., depende de todos, lembrando que os funcionários são os principais patrimônios de qualquer organização. O desenvolvimento tecnológico e as mudanças provocadas e aceleradas pelo avanço da globalização exigem isto. Os subsistemas de recursos humanos existem para providenciar da maneira mais eficaz possível valores humanos e talentos que viabilizem a formação e a estruturação adequada da organização que queira se manter em condições de competitividade no mercado no mundo atual. Na próxima postagem, abordarei de forma mais apropriada as cinco etapas de controle e administração  relacionadas à provisão de recursos humanos. 

Ilustração: Arquivo Google

Nenhum comentário: